Instituto Pensar - Urgente: MPF denuncia Allan dos Santos por ameaça a Barroso

Urgente: MPF denuncia Allan dos Santos por ameaça a Barroso

por: Revista_Fórum 


Foto: Senado Federal

Por Julinho Bittencourt

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, é alvo de denúncia do Ministério Público Federal (MPF) por ter ameaçado o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso.

Allan dos Santos já foi alvo de operações da Polícia Federal (PF) e é alvo de dois inquéritos no STF que apuram disseminação de fake news e financiamento de atos antidemocráticos.

De acordo com a denúncia, as ameaças foram feitas durante a gravação do vídeo publicado nas redes em 24 de novembro, com o título "Barroso é um miliciano digital? em que Allan diz que Barroso deve "virar homem? e que "está na hora de falar grosso?.

"As ameaças e a incitação ao crime foram proferidas durante a gravação do vídeo intitulado "Barroso é um miliciano digital?, publicado naquela data no Youtube pelo canal "Terça Livre?, na qual Allan dos Santos fez as seguintes declarações: "Tira o digital, se você tem c?! Tira a p? do digital, e cresce! Dá nome aos bois! De uma vez por todas Barroso, vira homem! Tira a p? do digital! E bota só terrorista! Para você ver o que a gente faz com você. Tá na hora de falar grosso nessa p?!??, diz o documento.

Leia tambémAfinal, o artigo 142 da Constituição pode ser usado para intervenção militar?

"Todavia, observa-se nas presentes declarações postadas pelo denunciado que suas palavras vão além do mero exercício de crítica e opinião, com designíos claros de ódio e repúdio contra instituições constitucionais e seu representante, e com tom claramente ameaçador, a fim de prejudicar a ordem pública e com a intenção de incutir medo ou pavor na vítima diante de palavras que prometem mal injusto ou grave?.

A PRDF afirma ainda que o blogueiro cometeu os crimes de ameaça (crime que prevê pena de 1 a 6 meses de detenção) e incitou publicamente ao crime de prática de ameaça (prevê pena de 3 a 6 meses de detenção).

A denúncia foi oferecida pelos procuradores João Gabriel Morais e Melina Casto Montoya Flores. Procuradores também pediram que seja colhido o depoimento do ministro Luís Roberto Barroso.

"Tira o digital se você tem colhão?

Em seu canal no YouTube Terça Livre, Allan desafiou Barroso a tirar o termo "digital? do processo no qual se refere ao blogueiro e a outros investigados por fake news de "milicianos digitais? e "terroristas digitais?.

Ele falava que Barroso os qualificava como "terroristas digitais? para não sofrer uma ação judicial. E então veio a cena em que ele, aos berros, ameaçou o ministro. Mas, lembrando, bem de longe, pois o blogueiro fugiu para os Estados Unidos.

Leia tambémBraga Netto chama ameaças de golpe de "ilações? e cita artigo 142 da Constituição

"Tira o digital se você tem colhão. Tira a porra do digital e cresce. Dá nome aos bois. De uma vez por todas, Barroso, vira homem!?, vociferou o bolsonarista. "Tira a porra do digital e bota só terrorista para você ver o que a gente faz com você. Tá na hora de falar grosso nessa porra?, gritou durante programa de seu canal.

Veja o trecho em que Allan tem o ataque, postado pelo perfil do Twitter GentedeMal:

Com informações do G1




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: